A Virtualização surgiu na década de 60 com os servidores de grande porte da IBM, os Mainframes. A Virtualização desse tipo de servidores era feita através do software de Virtualização VM CMS, que permitia a criação de virtual machines nesses servidores de grande porte. O conceito de Virtualização de Servidores não era o mesmo do conceito atual. Após 20 anos, surge em 1998 VM Ware que foi a primeira empresa a comercializar hypervisores para pcs ou servidores com processadores x86.
Virtualização é a reorganização de ambientes operacionais de servidores físicos em ambientes de servidores virtualizados. Isso é possível através da emulação de hardwares por meio de software, obtendo se virtual machines.
VIRTUALIZAÇÃO NA PRÁTICA
Utilizando-se de camadas adicionais de software (hypervisors) entre as máquinas virtuais e o servidor para compartilhamento de hardware, a Virtualização permite, que múltiplos sistemas operacionais (virtual machines) possam ser executados em um único servidor físico. Cada máquina virtual possuirá seu sistema operacional totalmente independente e possuirá performance muito similar a uma máquina física. Ainda através da Virtualização cada uma das virtual machines podem oferecer serviços de rede interconectar-se (virtualmente) através de interfaces de rede, switches, roteadores e firewalls virtuais.
Servidores virtualizados do tamanho da sua necessidade. Você dimensiona a máquina a ser configurada e a ARQSYS disponibiliza o acesso total para você.
A ARQSYS cuida da infra-estrutura necessária, backup diário, etc…